RESUMO

 

O objetivo geral da pesquisa é fazer apontamentos sobre os sentidos enunciados para a TV em plataformas aqui denominadas de web TVs com ênfase na atualização dos sentidos enunciados para a ethicidade grade de programação a partir das alternativas de interação enunciadas aos usuários da Internet em molduras próprias do meio.
Os objetivos específicos se voltam para o mapeamento dessas tensões e a reflexão acerca de cada uma delas enquanto criação de novas molduras ou territórios de significação. Ou seja, tais pressupostos demandam da pesquisa proposta mapear as molduras praticadas na web para significar TV, programa, programação, gêneros, publicidade, tempo de TV etc.
O referencial epistemológico da pesquisa conecta-se à perspectiva da Ciência que trata o objeto em sua complexidade característica, e aceita a idéia de que o objeto e o processo de conhecimento do objeto são indissociáveis, da mesma maneira que o método e os procedimentos metodológicos precisam ser desenvolvidos, revisados e, por vezes, recriados em estreita relação com o objeto-problema.
Nessa direção propomos uma metodologia que ensaie (na esteira errática e experimental do meio) procedimentos de ordem técnica, discursiva e cultural que dêem conta das principais características que entendemos serem distintivas da TV sitiada na rede. A potência do meio, porém, como vimos observando em nossas pesquisas, é reprimida por um ambiente em que tendem a reproduzirem-se os modelos consagrados de comunicação, o que demanda também procedimentos de pesquisa que dêem conta da memória ou duração televisual.

 

Período: 2012-2015